fbpx
← Voltar ao blogue

Saúde, sustentabilidade e copos de bambu

Por Rui Machado · 11. Novembro 2022

Os copos de bambu são realmente sustentáveis? Cada vez mais produtos de bambu, como copos, pratos, talheres, etc. estão sendo vendidos sustentáveis, sem plástico e degradáveis. Mas é sempre assim?

Copos de bambu e plástico?

Os copos de bambu têm sido uma área de interesse para o Instituto de Saúde Alemão e a organização de consumidores Stiftung Warentest. O Stiftung Warentest fez uma avaliação de 12 tipos diferentes de copos de bambu e descobriu que em todos os casos os copos continham plástico. Eles realmente descobriram que, em alguns casos, 25% dos copos eram feitos de plástico, embora os copos fossem vendidos como 100% de bambu.

Quando os copos de bambu são vendidos como degradáveis, isso seria o mesmo que afirmar que todos os copos de papel são degradáveis ​​por natureza. Quando os copos de bambu são vendidos como degradáveis, isso nem sempre é o caso, e os copos de papel que têm um revestimento de plástico PE ou PLA também não são degradáveis ​​por natureza, assim como um copo de plástico. Apenas copos de papel com revestimento à base de água são totalmente degradáveis ​​por natureza. Quando os copos de bambu contêm uma porcentagem bastante alta de plástico, eles não são capazes de se degradar na natureza, mas se contiverem uma porcentagem menor de plástico, podem se degradar na natureza. Levaria mais tempo do que o esperado e o que seria bom para a natureza, e se eles fossem degradados na natureza, deixaria para trás muitos microplásticos. Quando os copos de bambu são anunciados como sustentáveis ​​e degradáveis, os consumidores e as empresas que desejam apoiar produtos sustentáveis ​​tomam decisões erradas. Isso faz com que os compradores se sintam enganados e a indústria parece que alguns não querem oferecer produtos sustentáveis, mas apenas ganhar um dólar extra rápido.

Saúde e copos de bambu?

Em muitos dos casos em que o plástico foi usado na produção de copos de bambu, o tipo de plástico usado é o plástico melamínico. O Instituto Alemão de Saúde descobriu que em muitos dos produtos de melamina de bambu, eles emitem quantidades excessivas de substâncias indesejáveis,
produtos químicos perigosos.

A maioria desses produtos de melamina de bambu atende às demandas de efeito de emissão quando são testados como novos produtos. O principal problema é que, quando os produtos de bambu são usados ​​para alimentos e bebidas quentes, a disseminação desses produtos químicos aumenta quanto mais vezes é usado. Isso se deve ao fato de que a melamina pode ser degradada se entrar em contato com alimentos e principalmente alimentos quentes. Isso torna difícil para o usuário saber quando o efeito de propagação excede o limite de quando não pode influenciar sua condição de saúde.

Na investigação feita pelo German Heal Institute, eles testaram 366 copos de bambu diferentes e descobriram que em ⅓ dos copos emitiam muitos produtos químicos do que o permitido. Na verdade, eles emitiram 30 vezes mais do que a ingestão aceitável (TD1) para adultos e até 120 vezes mais para crianças. A ingestão de muito desses produtos químicos pode ser cancerígeno que pode danificar a bexiga e os rins.

Devido aos copos de bambu que emitem mais desses produtos químicos perigosos do que o esperado, na verdade resultou que a loja de descontos Aldi no ano passado teve que recolher seus copos de bambu na maioria de suas lojas ao redor do mundo.

Este artigo mostrou muito ceticismo em relação aos copos de bambu e falou muito sobre os lados negativos dos copos de bambu. Mas é importante afirmarmos que as xícaras de bambu não têm apenas efeitos negativos na saúde e no meio ambiente. Se os copos de bambu são feitos apenas de bambu e não contêm plástico, eles são degradáveis ​​por natureza e podem ser uma boa alternativa para outros copos descartáveis.

Comparação da sustentabilidade dos copos de papel e de bambu

Ao comparar copos de papel e bambu, o primeiro lugar para começar é se eles são degradáveis ​​ou não. Como abordamos nas seções anteriores, os copos de papel
que são revestidos com plástico não são capazes de se degradar na natureza. Mas se forem revestidos com plástico PLA são biodegradáveis ​​em compostagem industrial. Considerando que os copos de bambu não são naturalmente degradáveis ​​se contiverem plástico. Se os copos de bambu não contiverem plástico, eles se degradarão na natureza ao longo do tempo – o problema é que leva muitos anos para os copos se degradarem na natureza.Portanto, a opção mais ecológica para copos de bambu e papel revestidos com plástico é jogá-los no cesto de lixo, para que possam ser queimados e transformados em energia.

Quando se trata de reciclabilidade, a resposta curta é que os copos de papel revestidos de plástico e os copos de bambu não podem ser reciclados. Apenas copos de papel feitos com revestimento à base de água podem ser reciclados.A razão é que é quase impossível reciclar materiais que foram usados ​​como materiais de contato com alimentos.

A última que precisamos abordar em relação à sustentabilidade é a emissão de CO2 do papel e do bambu. A primeira coisa a se levar em consideração sobre os materiais é que o bambu ajuda a reduzir o CO2 no ar 4 vezes mais do que a área equivalente da árvore, mas também gera 35% mais oxigênio.

Então, parece que o bambu teve uma vantagem. Mas quando se trata de produção e utilização dos materiais na produção dos copos, o bambu realmente emite mais CO2 do que o papel. Isso ocorre porque o bambu é um material muito mais difícil de trabalhar e tem que ser usado muito mais bambu para produzir esses copos do que papel. É importante acrescentar que os copos de bambu geralmente são copos reutilizáveis ​​e são usados ​​​​repetidamente. É claro que há um ponto de equilíbrio em que os copos de bambu serão melhores em termos de emissão de CO2. Ao escolher entre copos de papel e de bambu, é importante levar em consideração o propósito. Se você puder reutilizá-los, escolha copos de bambu, mas si tiver que ir a uma feira ou festival onde eles serão usados ​​apenas uma vez, então escolha copos de papel.

A última coisa a levar em consideração é o transporte dos materiais e, como quase todo o bambu é cultivado na Ásia, ele precisa ser transportado até a Europa antes de poder ser usado. Por outro lado, os copos de papel produzidos na Europa usam papel de árvores cultivadas na Europa.

Conclusão sobre o os copos de bambu

Quando se trata de copos de bambu, é importante estar ciente de que muitos deles contêm plástico. Uma percentagem bastante elevada delas contém plástico melamínico, que pode ser prejudicial para a tua saúde se as usares com demasiada frequência para bebidas quentes. Por isso se procuras copos de bambu, certifica-te de que são produzidos como copos de bambu a 100%. Embora isto possa ser difícil de saber, uma vez que as taças de bambu que contêm plástico ainda são marcadas como amigas do ambiente e degradáveis. E quando se trata de saber se as chávenas de bambu são mais sustentáveis do que as de papel, a resposta depende do aspecto que mais valorizas. As taças de bambu sem plástico podem degradar-se na natureza, mas nenhuma das taças pode ser reciclada e as taças de bambu emitem mais co2 do que as taças de papel.

Saúde sustentabilidade e copos de bambu IMG E1797 bianco nero

Diretor nacional da Limepack. Se tiver alguma questão, contacte-me através do número +39 349 442 48 39 ou [email protected]

Todos os posts →