Imagens no design: Oportunidades com a impressão CMYK
Por Rui Machado · 12. Novembro 2022
O design dos copos de papel pode ser feito de muitas formas diferentes – e podem ser impressos com muitas cores, elementos e imagens diferentes. Neste artigo vamos falar sobre porquê e como podes usar imagens nos teus designs de copos de papel – também adicionámos alguns exemplos do que diferentes empresas têm feito.
Existem várias maneiras de usar imagens no design, mas as classificamos em três categorias, que são as maneiras pelas quais vemos principalmente como as imagens são usadas no design. Dividimos as categorias em; usando as imagens como objetivo principal, usando a imagem como plano de fundo e usando imagens como elementos no design.
Não tenho uma recomendação específica sobre qual abordagem é a melhor – eu diria que depende da situação. Eu acho que se você vai a uma feira para promover um produto, então a primeira abordagem é usada principalmente para isso e também a que eu recomendaria. Mas se tens um café ou uma loja que oferece café, eu escolheria entre as duas outras abordagens porque são mais versáteis. Ambos têm a possibilidade de criar um fundo de ótima aparência, mas é claro que também depende da imagem / imagens que tens disponível.
Mas vamos aprofundar a primeira categoria, e depois falarei um pouco mais sobre eles abaixo.
Usar imagens como objectivo principal
Se estás a pensar em usar uma foto como peça central do teu design, então só deve ser se estiveres a vender um produto físico. Mas se tiveres um produto físico que também tenha óptimo aspecto e mostre a sua funcionalidade, então é uma vitória para todos.
Quando estás a fazer um design que se concentra principalmente na imagem, não significa que possas acrescentar mais nada. Como exemplo, podes adicionar texto descrevendo o produto ou um slogan para o promover.
Como podes ver no segundo exemplo do Jameson Whiskey, eles também colocaram um fundo diferente para a taça do que a foto. No entanto, acabaram de se certificar de que usaram cores de contraste, para que possas ver facilmente a garrafa de whisky é o que eles querem que vejas.
Banque Populaire
Jameson Whiskey
Usar imagens como plano de fundo
Se estás a pensar em usar uma imagem como foco principal no teu design, acho que seria melhor se estivesses a vender um produto físico. Contudo, se estiveres a vender um produto físico e ao mesmo tempo, é uma óptima maneira de mostrar como o produto se parece e a sua funcionalidade, então é uma vitória para todos.
Os exemplos de design que queríamos mostrar abaixo estão usando imagens como plano de fundo porque eles ainda queriam seu logotipo como a principal coisa que seus clientes deveriam notar. Mas acho que o plano de fundo apenas contribui para os propósitos do logotipo e isso torna ainda mais fácil para o cliente identificar o logotipo – exatamente como ele gostaria.
EDS hair
Bäckerei Richter
Usar imagens como elementos no design
Pode ser realmente uma boa ideia usar elementos no teu design para melhorar a mensagem, e se tiveres fotografias relevantes para isto, então é apenas um bónus para ti. Quando adicionas as imagens como elementos, elas continuam a ser principalmente uma parte do fundo – mas darão uma vantagem ao teu design uma vez que não são muitos os outros que o fazem.
Nos exemplos abaixo, na verdade, temos duas abordagens diferentes para usar imagens como elementos. Onde a primeira abordagem é focar em mostrar o maior número possível de produtos, para que saibas o que eles são capazes de fazer e o que podem oferecer.
A segunda abordagem é um café que quer dar aos seus clientes a mesma sensação de quando entram na loja. Eles fizeram isso adicionando fotos das flores no plano de fundo, mas ainda mantendo o plano de fundo em cores escuras – e então eles têm seu logotipo em uma cor mais brilhante para que seja fácil de identificar.
Vejamos os dois exemplos:
Ecole de design
Espresso Bar