As 7 melhores dicas ao projetar embalagens take-away
Por Steffen Andersen · 15. Fevereiro 2020
Quando algumas das grandes marcas lançam um novo produto, muitos dos seus clientes encomendam previamente os seus produtos sem sequer saberem como é e como funciona. Como pode isso acontecer? É devido à fidelidade e confiança dos clientes em relação à marca, de modo que esperam algo de fenomenal desta marca novamente. Talvez até já tenha experimentado isto, com uma marca de que gosta?
Essas empresas simplesmente conseguiram construir uma marca forte e garantir que cada interação com seus clientes aumentasse a fidelidade da marca. Uma parte importante da construção do reconhecimento da marca é escolher o design de embalagem certo. As empresas que desejam criar confiança e fidelidade são muito criteriosas no design de suas embalagens, que mantêm consistentes e reconhecíveis. Assim, a embalagem pode tornar mais fácil para os clientes associarem uma marca a um conceito e para novos clientes encontrarem a empresa.
Há muitas coisas a aprender com essas marcas e como elas utilizam embalagens personalizadas para melhorar o reconhecimento da marca. Reunimos aqui as nossas 7 melhores dicas para a criação de embalagens personalizadas e destacamos os pontos essenciais a serem considerados ao projetá-las.
1. A consistência é a chave
Ao desenhar a sua embalagem “to-go”, pretende certificar-se de que os clientes podem reconhecer facilmente a sua marca, independentemente do tipo de embalagem. Isso significa criar familiaridade entre os seus clientes e a sua marca.
Uma maneira de conservar a consistência da marca é considerar seu design, folhetos, pôsteres ou anúncios anteriores: qual é a mensagem principal neles, qual é o conceito ou as cores usadas? Todos esses elementos podem ajudá-lo a manter a consistência em seu design e garantir que seus clientes façam a ligação entre esses elementos e reconheçam sua marca.
Ser consistente parece mais fácil do que é – Quando você tem vários produtos ou tamanhos diferentes, provavelmente é muito tentador fazer designs de embalagens diferentes para cada um deles. Mas você ainda pode fazer com que pareçam semelhantes e dar ao cliente a mesma sensação, não importa onde e como ele esteja interagindo com sua marca. Aqui está um exemplo brilhante da Ben & Jerry’s mostrando como eles criaram consistência em seus diferentes produtos, embora a embalagem também seja diferente.
2. Use as redes sociais a seu favor
Ao projetar sua embalagem personalizada para viagem, você deve considerar suas mídias sociais e como as pessoas e os ‘influenciadores’ se envolvem nelas. 40% de todos os usuários de mídia social dizem que compartilhariam fotos e histórias de embalagens em suas mídias sociais, se achassem atraente. A possibilidade de ser compartilhado nas redes sociais por pessoas que estão te recomendando é um potencial enorme que você precisa capitalizar.
Para aproveitar isso, você pode, por exemplo, adicionar as informações da sua conta de mídia social no design, assim há uma chance maior de as pessoas usarem sua embalagem para marcar você em seu post. Outra dica seria sempre certificar-se de que seu logotipo ou marca esteja de alguma forma no centro do design, para que as pessoas possam distinguir seu logotipo do restante do design e ainda ver seu nome.
3. O conceito KISS
O conceito ‘Keep It Simple, Stupid’ é uma filosofia em design, afirmando que designs simples funcionam melhor. Ao pensar em algo simples, geralmente pensamos em algo chato, mas simplicidade raramente significa isso. Simplicidade no design é principalmente evitar fazer designs confusos nos quais há muitas cores, ilustrações ou cores. Um design sobrecarregado impede que os clientes entendam a ideia principal do design e não aumenta o reconhecimento da marca.
Portanto, não se empolgue e mantenha-se alinhado com as cores e a mensagem principal da sua marca. Um dos designs de produtos e embalagens mais conhecidos são os do iPhone da Apple. Ao pensar nesse design, todos nos lembramos da caixa branca e do pequeno logotipo da Apple e nada mais, dando-lhe um visual exclusivo e elegante
4. Contraste e cores complementares
Ao projetar sua embalagem personalizada, algumas das coisas mais importantes a serem levadas em consideração são a seleção das cores e como elas se complementam e contrastam. Cores contrastantes podem fazer uma grande diferença para tornar seu design reconhecível, especialmente a cor de fundo.
Fizemos alguns copos de papel para a Brasil Barista na Noruega, que ilustra como integrar cores contrastantes no design. Fizemos muitos designs, mas esse é sempre o primeiro que penso quando tenho que simbolizar como as cores podem ser usadas no processo de design. A tampa branca e o logotipo branco destacam-se claramente no fundo verde escuro.
5. Usa teu design para contar uma história
Contar histórias é uma tática de branding e venda ativamente usada hoje, e isso especialmente para produtos que competem em qualidade, respeito ao meio ambiente ou um conceito, e não em preços. Nesses casos, contar histórias é um ótimo ponto de venda e a maneira mais eficaz de se diferenciar de seus concorrentes.
Um dos melhores exemplos de empresa que usa suas embalagens ativamente em suas histórias é a pequena marca de café Ønsk Kaffe, de Copenhague. Eles importam café diretamente dos agricultores da Nicarágua para garantir boas condições de trabalho e café de alta qualidade. Essa ideia se traduz no design de seus saquinhos de café, copos de papel e caixas para cápsulas de café – Você pode ver o design abaixo.
6. Adicione um toque especial ao teu design
Um dos nossos conselhos até agora era que você deveria manter seu design simples, e não fazer nada muito louco para não confundir seus clientes. No entanto, para algumas empresas que atraem um segmento específico de clientes, é importante se destacar da multidão e adicionar um pequeno toque em seu design. Portanto, lembre-se das etapas mencionadas anteriormente e adicione essa coisinha ao seu design que o torna especial. Meu conselho simples ainda seria ter consistência no design, portanto, se você deseja adicionar esse toque e fazer algo totalmente diferente, faça-o o tempo todo.
Acho que um bom exemplo disso é a Feed., para quem ajudamos a fazer copos de papel. Eles fizeram um design bastante simples com cores complementares e contrastantes, e o logotipo no centro. Além disso, eles o recusaram em várias cores diferentes para adicionar um pequeno toque, mantendo a consistência no design.
7. Esteja ciente das linhas de sangria e corte
A última dica é bastante simples e óbvia: esteja ciente das linhas de sangramento e corte no modelo em que você está fazendo o design. Isso significa que você deve colocar suas ilustrações e logotipo dentro dessas linhas e de acordo com elas. Você também deve se lembrar de deixar o fundo sair para a linha de sangria, porque na maioria das impressoras elas podem ter pequenos erros de impressão em um dos lados.
Na Limepack queremos sempre oferecer mais do que prometemos, por isso também temos uma dica número 8 para ti 🙂
8. Mostre que é ecologicamente correto
Ao comprar embalagens para viagem, poderás obter embalagens ecológicas, o que é ótimo para o clima e a natureza. Quando obtiver, por exemplo, copos de papel certificados pelo FSC®, também poderás obter teus copos rotulados com a certificação, que não aparece na maioria das circunstâncias.
Conclusão
As principais conclusões deste post são que a coerência no design é a chave para que os seus clientes se lembrem de si e o reconheçam sempre que interagem com os seus produtos. A consistência irá construir uma relação duradoura com os seus clientes, e fazer com que eles se lembrem de si em vez de se lembrarem dos seus concorrentes. A simplicidade é, na maioria dos casos, a forma mais fácil de assegurar que a sua marca e mensagem sejam lembradas, mas se o seu segmento de clientes o permitir, recomendamos então que acrescente um pouco de reviravolta para tornar a sua embalagem especial.