Consistência, independentemente do tamanho
Por Rui Machado · 12. Novembro 2022
Ao projetar embalagens e, em geral, criar designs que serão usados em diferentes produtos ou plataformas, não há nada mais importante do que a consistência no design. No post a seguir, usarei copos de papel como exemplo, pois estamos ajudando muitas empresas diferentes com copos de papel de marca em vários tamanhos.
Há muitas maneiras de criar consistência em diferentes tamanhos, e escolhemos mostrar quatro abordagens diferentes. Ao falar sobre abordagens de design em geral, não há certo ou errado, mas é claro que existem algumas regras que darão aquela consistência extra que obviamente queremos em nosso design.
Já deves estar a pensar, o que é que pode criar estes diferentes tipos de consistência de que estou a falar? Vou dar-te uma pequena dica, o logótipo nem sempre é a única forma de o fazer Bem, vamos investigar o primeiro exemplo que temos da Rifugio Italia, e depois podemos ver como é que eles o fizeram.
Rifugio Italia
Rifugio Italia é uma cafeteria italiana que oferece quatro tamanhos diferentes para café, chá e etc. Ao fazer o design para seus diferentes tamanhos, eles escolheram a maneira “fácil”; Ter o mesmo design em todos os tamanhos. Isso também é o que a maioria de todas as empresas que ajudamos com diferentes tamanhos de copos de papel escolhem fazer, uma vez que não tens de fazer desenhos que combinem entre si e que pareçam diferentes em diferentes tamanhos.
Embora esta possa ser a forma mais fácil de obter consistência em vários tamanhos, ainda assim faz o trabalho. Os teus clientes não vão confundir a tua marca com a de outra pessoa.
115 ml
240 ml
350 ml
450 ml
Golden Soul G
A Golden Soul é uma loja de roupas e joias na Áustria que também oferece aos seus clientes a compra de uma xícara de café. Eles queriam obter um design muito simples e limpo para seus copos, mas ainda assim optaram por usar fontes diferentes em seus diferentes tamanhos – para que os designs fossem diferentes uns dos outros. A consistência nem sempre é apenas ter o mesmo design em todas as plataformas, mas também pode usar a mesma cor-chave do plano de fundo, que é o que a Golden Soul está usando como principal maneira de criar consistência.
Da uma olhada nos 2 tamanhos de copos de papel da Golden Soul:
240 ml
350 ml
Koek&Co
Koek & Co é uma padaria na Holanda que faz diferentes tipos de pães e bolos. Eles são realmente ótimos em tirar fotos com seus produtos e queriam mostrar seus produtos nos copos. O que resultou em dois designs diferentes em seus três tamanhos de xícaras. Nos dois designs, eles usaram imagens diferentes com dois tipos diferentes de fundos. Eles têm mantido o seu logótipo no centro das chávenas, e também há pão em ambos os designs, por isso não parece ser assim tão diferente.
Os exemplos a seguir são uma boa maneira de mostrar como ter diferentes origens e elementos, mas ter um design onde o cliente possa ver claramente que os copos são da mesma empresa.
240 ml
350 ml
450 ml
Elstermühle Elstermühle é uma torrefação de café alemã, que precisava de xícaras para seu café e feiras que frequenta em toda a Alemanha. Eles receberam dois tamanhos de xícaras, então eles têm um para uma xícara normal de café preto e uma xícara para cappuccino. Em sua marca normal, eles são muito bons em diferenciar seus diferentes designs para os sacos de café e outros artigos impressos que fabricam. Não foi surpresa que eles, é claro, quisessem manter essa abordagem em seus copos de papel. Em seus designs, eles escolheram fazer o pássaro em seu logotipo, a principal coisa que conecta os dois designs entre si. Claro que o fundo é branco – mas como há tantos elementos nos designs, eles meio que “escondem” o fundo branco.
Eu acho que a maneira Elster Mühle de projetar seus copos de papel é uma boa maneira de mostrar como a consistência pode ser feita usando muito poucos dos mesmos elementos – mas apenas mantendo as cores limpas e fazendo com que um elemento se destaque em ambos os copos de papel.
240 ml
350 ml